Você está aqui: Página Inicial / Eventos / 1º Webinário Revif 2021 / Painelistas

Notícias

Painelistas

publicado: 16/04/2025 13h55,
ANDRE FRÓES - FORMADO EM TELECOMUNICAÇÕES E ENGENHARIA DE REDES PELA UnB, COM ESPECIALIZAÇÕES PELA IBMEC E PELA UNIVERSIDADE DE STANFORD EM PROGRAMAS DE INVESTIMENTO EM VENTURE. TEVE EXPERIENCIA PROFISSIONAL EXECUTIVA ANTERIOR NO SERPRO, NA NOVELL, NA HUWAEI TECHNOLOGIES E FOI CEO DA VERT, SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. É CEO E COFUNDADOR DA COTIDIANO ACELERADORA. ATUA NO SETOR DE INVESTIMENTOS EM STARTUPS.


BRUNO MOREIRA - POSSUI FORMAÇÃO PELA PONTIFICA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS, PELA ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING E PELA MIT SLOAN EXECUTIVE EDUCATION. FOI SÓCIO DO GRUPO INSTITUTO INOVAÇÃO, SÓCIO DA KPTL, PARTNER DO INSTITUTO INOVAÇÃO, ASSIM COMO DIRETOR DA ANPEI. POSSUI GRANDE EXPERIÊNCIA EM GESTÃO DA INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS E GESTÃO DE PROJETOS. ATUOU EM GRANDES PROJETOS DE CONSULTORIA ATRAVÉS DOS QUAIS DESENVOLVEU SUAS HABILIDADES DE GESTÃO, PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MARKETING COMBINADOS COM UM PROFUNDO ENTENDIMENTO DE DISTINTOS MODELOS DE NEGÓCIOS E SETORES ECONÔMICOS. É CEO DA INVENTTA, NA QUAL É RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO DA EMPRESA NO BRASIL E NA COLÔMBIA.


CRISTIANO GARCIA - ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, EMPREENDEDOR E INVESTIDOR EM STARTUPS. ATUA NA RECONFIGURAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO, NA POLÍTICA DE INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, A PARTIR DE UMA ÓTICA DE MERCADO E DO FORTALECIMENTO DA CULTURA DE INVESTIMENTOS. É SÓCIO FUNDADOR DO GRUPO CULTURINVEST, ATUANDO DESDE 1996 COM A ESTRUTURAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES E COM A CAPTAÇÃO DE RECURSOS. PARTICIPA DO CONSELHO DE DIVERSAS EMPRESAS INOVADORAS E DE COMITÊS DE INVESTIMENTO EM FUNDOS. FOI FUNDADOR E DIRETOR DO INSTITUTO BRASIL EMPREENDEDOR E DO INSTITUTO CARBONO VIDA. ATUOU COMO CONSULTOR DE INOVAÇÃO JUNTO À DIVERSOS ÓRGAOS, TAIS COMO UNIFESP, FIOCRUZ, UFMG, UFRJ/COPPE, FUNDEP, FUNDAÇÃO COPPETEC E UNICAMP/FUNCAMP. COORDENA ATUALMENTE A ESTRUTURAÇÃO DE NOVE ENDOWMENTS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO JUNTO A INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E ICTS. IDEALIZOU E REALIZA DESDE 2000, O FINANCIAMENTO COLETIVO ESTIMULADO PELA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DEDUTÍVEIS DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA.


CAROLINA LEARTH - LIDERA A PRÁTICA DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS DO SANTANDER BRASIL, QUE INCLUI A EXPANSÃO DA CARTEIRA DE FINANÇAS SUSTENTÁVEIS E A MANUTENÇÃO DA EXCELÊNCIA DO DESEMPENHO ESG DO PRÓPRIO SANTANDER, COM 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE NEGÓCIOS, OPERAÇÕES E FORTE FOCO NO SETOR FINANCEIRO, É FORMADA EM ENGENHARIA CIVIL PELO MACKENZIE, PÓS-GRADUADA EM GESTÃO ESTRATÉGICA PELA USP E POSSUI ESPECIALIZAÇÃO EM LIDERANÇA PARA A SUSTENTABILIDADE PELA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE. TAMBÉM FOI PROFESSORA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE.


INGRID BARTH - POSSUI FORMAÇÃO EM ECONOMIA E ENGENHARIA CIVIL, MBA EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO PELA FIA-USP, E TIROU PRIMEIRO LUGAR COM A IDEIA DE STARTUP MAIS INOVADORA NO FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO DA FEA-USP EM 2016. TEM ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇOS DE TESOURARIA EM NOVA YORK E CHICAGO (JPMORGAN UNIVERSITY). ATUA NO MERCADO FINANCEIRO HÁ MAIS DE 15 ANOS, TRABALHANDO EM BANCOS INTERNACIONAIS COMO SANTANDER E JPMORGAN. TRABALHOU COMO HEAD DE NEGÓCIOS NA FINTECH NEON PAGAMENTOS, FOXBIT E ATUALMENTE É CO-FOUNDER E COO DO LINKER, BANCO DIGITAL FOCADO EM EMPREENDEDORES. EX-DIRETORA DA ABFINTECHS, BOARD MEMBER DO CONSELHO DELIBERATIVO DO OPEN BANKING COM O BANCO CENTRAL E VP DA ABSTARTUPS.


LUIS FRADE - ENGENHEIRO ELETRÔNICO E MESTRE EM ENGENHARIA ELÉTRICA COM MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PELA UNICAMP. POSSUI MAIS DE 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM P&D E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES COMO ELETROBRAS, ELETRONORTE E EM VÁRIAS ASSOCIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS. ATUALMENTE É ASSESSOR DA DIRETORIA DE GESTÃO CORPORATIVA DA ELETRONORTE, COORDENADOR DO COMITÊ DE FOMENTO DA ANPEI E PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DO ENRICH IN BRAZIL.


LUIZ ARMANDO SEDRANI - Iniciou a carreira no banco BV em 1996 e já atuou como analista de ações, project finance, mesa proprietária de renda variável, private equity e operações estruturadas. Ele também teve passagens pelo Banco Pine e pela Brazilwood Partner. Desde 2013 na BV Asset, Sedrani é engenheiro pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Administração de Negócios pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Atualmente coordena a Comissão Temática de Participações, faz parte do Forúm de Gestão de Fundos Estruturados, Comissão Temática de Gestão de Carteiras e Comissão de Acompanhamento de FIP/FIEE.


Maria Carolina Rocha - CEO da ABGI Brasil desde 2018. Atualmente faz parte do corpo de diretores da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, com especialização em Direito Tributário pela mesma faculdade. Atua há mais de 14 anos na Gestão Estratégica de Recursos para Inovação e Impacto, para empresas inovadoras de diversos setores, gerenciando equipes no levantamento de incentivos fiscais à PD&I, como Lei do Bem, Lei de Informática e Rota 2030, na preparação de programas para captação de recursos públicos e privados, no desenvolvimento de governança e ferramentas para gestão e priorização de portfólio para inovação, e na avaliação de modelos jurídicos e impactos fiscais, para estruturação estruturas dedicadas a P&D. Participou da coordenação e elaboração do livro “Lei do Bem: Como alavancar a inovação com a utilização dos incentivos fiscais”, e também é coautora do livro “Fomento à Inovação: da ideia ao recurso”. Em 2013, visitou os escritórios da ABGI USA, em Houston, e em 2017, ABGI France, em Lyon, em busca de oportunidades globais para os clientes e equipe do Brasil. Em 2019, participou como professora do MBA em Business Innovation da FIAP e da pós-graduação de Gestão Fiscal e Tributária da PUC-MG. Em 2020, tornou-se professora do Curso de Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global da PUC-RS.


Maria Luqueze - Atualmente Diretora Regional do UKEF, é Bacharel em Economia, Mestre em Gestão com ênfase em Finanças e Doutora em Gestão com ênfase em Inovação pela Universidade de São Paulo - USP. Recentemente, trabalhou na Agência USP de Inovação na área de internacionalização de startups e projetos de inovação. Anteriormente, Maria trabalhou para o grupo Maubisa e era responsável pela análise dos investimentos e novos empreendimentos do grupo. Ela ocupou diversos cargos na área financeira da Embratel, a maior empresa brasileira de telecomunicações, com foco no financiamento de projetos de investimento em parceria com organismos internacionais, bem como outras atividades financeiras em gestão de tesouraria, investimentos, riscos, derivativos e seguros.


Tiago Wigman - Ingressou na EB Capital em 2020. Ele é responsável pela supervisão do desenvolvimento das teses de investimento, execução dos investimentos e monitoramento das empresas investidas. Antes de ingressar na EB Capital, Wigman liderou investimentos de private equity na GP Investments de 2014 a 2017 e depois no Partners Group e atuou como CFO do BHG - Brazil Hospitality Group por 2 anos (empresa investida da GP Investments). Atualmente é membro do conselho da Loja do Mecânico e ja atuou como membro dos conselhos da BHG, Beleza Natural e Enova Food e Hortifruti Natural da Terra. Antes disso, ele trabalhou na McKinsey & Company, MRS Logística e Citibank. Wigman é Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e Mestre em Administração de Empresas com High Honors pela Booth School of Business - University of Chicago.


Mônica Tejo - É diretora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Professora associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); pesquisadora do CNPq em desenvolvimento tecnológico; atua no programa de Pós-graduação de Sistemas Agroindustriais na modalidade Acadêmico Profissional; possui graduação em Farmácia; mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Doutorado em Engenharia de Processos; MBA em Empreendedorismo e Inovação. Pelo trabalho desenvolvido na Paraíba, a professora chegou a ser premiada em 2017 com o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional na categoria inovação e sustentabilidade. Além disso, trabalha em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais, coordenando projetos de fomento na área de sustentabilidade e segurança energética, alimentar e hídrica. Mônica Tejo ocupou ainda a função de coordenadora do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido da UFCG e da Incubadora de Agronegócios, das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PacTecPB). Nesses trabalhos chegou a ter 13 patentes requisitadas junto ao INPI, 43 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 13 capítulos de livros, além de entrevistas veiculadas na mídia nacional e internacional.


LEOPOLDO MURARO - FORMADO EM DIREITO PELA UnB, COM MBA EM GESTÃO PÚBLICA PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV E ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO TAMBEM PELA UnB. É PROCURADOR FEDERAL E EXERCE DESDE 2012 A FUNÇÃO DE PROCURADOR-CHEFE DO CNPQ. COORDENA O FÓRUM DE PROCURADORES-CHEFES NA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA PROCURADORIA-GERAL FEDERAL DESDE 2014. É MEMBRO DA COMISSÃO PERMANENTE DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA CONSULTORIA-GERAL DA UNIÃO/AGU E COORDENA A CÂMARA PERMANENTE DE CT&I DA PGF.


ANTÔNIO JOSÉ ROQUE DA SILVA - GRADUADO E MESTRE PELA UNIVERSIDADE DE CAMPINAS, DOUTORADO PELA UNIVERSIDADE DE CALIFORNIA, BERKELEY E PÓS-DOUTORADO PELA UNIVERSIDADE DE CALIFORNIA. FOI DIRETOR DO LABORATORIO NACIONAL DE LUZ SINCROTON, É PROFESSOR DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E DIRETOR DO CENTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENERGIA E MATERIAIS DESDE 2018.


MARCELO GOMES MEIRELLES - MESTRE EM GESTÃO PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE DO MINHO, PORTUGAL. BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. MBA EM: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, MARKETING ESTRATÉGICO E RECURSOS HUMANOS. ESPECIALISTA EM AUDITORIA GOVERNAMENTAL, NEGOCIAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CUSTOS. EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO, COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E FINANCEIRA, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL EM NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL, FINANCIAMENTOS INTERNACIONAIS, AUDITORIA, CONCESSÕES E GESTÃO PÚBLICA. OCUPA ATUALMENTE O CARGO DE SECRETÁRIO DE ESTRUTURAS FINANCEIRA E DE PROJETOS NO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES.


VICTOR RAFAEL CELESTINO - GRADUADO EM ENGENHARIA AERONÁUTICA PELO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA, MESTRE EM MÉTODOS QUANTITATIVOS TAMBÉM PELO ITA, DOUTOR EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA E, ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL, EM ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL E ENGENHARIA DE ENSAIOS EM VOO. POSSUI TRINTA E CINCO ANOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, COM ATUAÇÃO EM DIVERSOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS, INCLUSIVE NA GESTÃO ORGANIZACIONAL E NA DIREÇÃO ESTRATÉGICA, NO SETOR PÚBLICO E EM EMPRESAS NACIONAIS E MULTINACIONAIS. QUINZE ANOS DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. EXTENSA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL EM PESQUISA COM FOCO NO SETOR AEROESPACIAL, NA GESTÃO DE OPERAÇÕES, DE RISCOS CORPORATIVOS, NA INOVAÇÃO E NOS FATORES HUMANOS NO TRABALHO. É CHEFE DE GABINETE DA SECRETARIA DE ESTRUTURAS FINANCEIRAS E DE PROJETOS NO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES. É MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENERGIA E MATERIAIS, PROFESSOR ADJUNTO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.


ARTHUR PULLEN SOUSA - ECONOMISTA, GRADUADO PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), MESTRE EM ECONOMIA PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), COM ÊNFASE EM FINANÇAS PÚBLICAS E GESTÃO UNIVERSITÁRIA. ATUALMENTE É ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA PLENO NO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES, OCUPANDO A FUNÇÃO DE COORDENADOR-GERAL DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS DO DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS PARA VIABILIZAÇÃO FINANCEIRA E PROJETOS DA SECRETARIA DE ESTRUTURAS FINANCEIRAS E DE PROJETOS (SEFIP). FOI PROFESSOR ASSISTENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF-CRUZEIRO DO SUL), PROFESSOR ADJUNTO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO-FACITEC. FOI COORDENADOR DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (FUB-UnB), TRABALHOU COMO SETORIAL ORÇAMENTÁRIA NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, FOI CHEFE DE ORÇAMENTO DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA, TEM EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO ECONÔMICO, ECONOMIA BRASILEIRA, MACROECONOMIA, FINANÇAS PÚBLICAS, ORÇAMENTO PÚBLICO E GESTÃO DA INOVAÇÃO.


ANDREA NUNES - BIÓLOGA COM DOUTORADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, PESQUISADORA DO MINISTERIO DA CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES. POSSUI 30 ANOS DE ATUAÇÃO NA POLÍTICA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA EM ESPECIAL, NOS ÚLTIMOS 2 ANOS, NO DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAS E VIABILIZAÇÃO FINANCEIRA E PROJETOS.


ARNALDO FILHO - BRIGADEIRO DO AR COM 38 ANOS DE SERVIÇO. POSSUI FORMAÇÃO DE OFICIAL AVIADOR NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA; APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS NA UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA (UNIFA); CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR NA UNIFA; E CURSO DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA NA UNIFA.POSSUI TAMBÉM MBA EM DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS. COMANDOU O 1° GRUPO DE DEFESA AÉREA EM ANÁPOLIS, ENTRE 2007 E 2008; A BASE AÉREA DE SANTA CRUZ NO RIO DE JANEIRO ENTRE 2011 E 2012 E A ALA 3 E O 5° COMANDO AÉREO REGIONAL NO RIO GRANDE DO SUL ENTRE 2018 E 2019. FOI CHEFE DO CENTRO DE OPERAÇÕES AÉREAS DO COMANDO AÉREO DE EMPREGO (COMAE) EM BRASÍLIA 2017, MEMBRO DA COMISSÃO DO ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA KFIR C-10 EM 2003 E MEMBRO DA COMISSÃO DO EMAER PARA A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA F-X2, RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO DA AERONAVE F-18 SUPER HORNETEM EM 2009. POSSUI CERTIFICAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PRINCE2, GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS MSP E GERENCIAMENTO DE RISCOS PELO BID E MOR. ATUOU COMO ASSESSOR TÉCNICO NO DEPARTAMENTO DE PROJETOS DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM MAIO DE 2019 E ATUALMENTE É ASSESSOR TECNICO DA COORDENAÇÃO-GERAL DE ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS.


DANIELA JONO NOGUEIRA - ATUALMENTE TRABALHA COMO COORDENADORA-GERAL DE MODELAGEM DE PROJETOS DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES, ATUANDO PRINCIPALMENTE COM ANÁLISE DE CENÁRIOS, TRAJETÓRIAS, ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DE PROJETOS DEFINIDOS COMO ESTRATÉGICOS NA ÁREA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES. ANTERIORMENTE FOI ENGENHEIRA DE PLANEJAMENTO POR 13 ANOS NA EMBRAER E TRABALHOU NO ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA ALSTOM COM PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS. A SENHORA DANIELA É MESTRANDA EM PROJECT MANAGEMENT NA EUROPEAN BUSINESS SCHOOL DE BARCELONA, É ESPECIALISTA EM ENGENHARIA DE PLANEJAMENTO E GRADUADA EM ENGENHARIA NAVAL NA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP. POSSUI CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, O PRINCE2 FOUNDATION CERTIFICATE.





Mestre de Cerimônia: Lucielen

Mediador: Mihalis

Apresentação: Arthur Pullen

Moderador: Maria Carolina Rocha/ Mônica Tejo/ Luiz Sedrani

Painelistas: Bruno Moreira, Ingrid Barth, Carolina Learth, André Froes, Tiago Wingman, Victor Rafael, Luiz Frade, Maria Luqueze, Cristiano Garcia, Leopoldo Muraro, Andrea Portela, Daniela Nogueira, Arnaldo Nogueira, Antonio José Roque


Autoridades: Ministro Marcos Pontes, Marcelo Meireles, Paulo Alvim, Antonio José Roque da Silva, Monica Tejo.